Blog

10 dicas para cuidar bem de seus pulmões!

10 dicas para cuidar bem de seus pulmões!

Os pulmões são dois órgãos responsáveis pelo sistema respiratório, que respondem pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Eles estão localizados dentro da caixa torácica, e a principal funcionalidade é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.

O pulmões são divididos em segmentos chamados de lobs. O direito é dividido em três partes, enquanto o pulmão esquerdo possui dois lobs, por ser menor, já que o coração está localizado desse lado do corpo humano.

Ao inspirar, o ar entra pela boca ou nariz e se direciona até os pulmões por meio da traqueia. A traqueia é dividida em brônquios, que também se subdividem em ramos ainda menores, chamados de bronquíolos. Ainda, no final desses bronquíolos, há a presença de pequenos sacos de ar, denominados de alvéolos.

Pelos alvéolos passam pequenos vasos sanguíneos. Eles absorvem o oxigênio do ar para a corrente sanguínea e liberam o dióxido de carbono do corpo para os alvéolos. O dióxido de carbono sai do corpo no momento da expiração. Portanto, captar oxigênio e liberar dióxido de carbono são as principais tarefas que os pulmões executam.

Como cuidar bem de seus pulmões

O oxigênio é elemento vital para o funcionamento do corpo humano e, para manter cada célula em boas condições e garantir vida saudável, é importante abdicar de alguns vícios e substâncias prejudiciais aos pulmões. Por isso, nós separamos abaixo 10 dicas para cuidar bem de seus pulmões:

  1. Dispense os cigarros! O tabagismo ainda é a principal causa do câncer de pulmão e os fumantes têm 20 vezes mais chances de ter a doença do que os não fumantes.
  2. Evite ser fumante passivo! Não fumantes que têm de conviver com o tabaco também têm chances de desenvolver doenças respiratórias e câncer de pulmão.
  3. Tenha cuidado com exposição à poluição! O ozônio, encontrado no ar, é muito prejudicial à saúde. Climas quentes e secos ajudam a prender o ozônio e outras substâncias no ambiente.
  4. Não inale substâncias químicas! Pessoas que trabalham em indústrias, laboratórios ou locais que tenham contato frequente com substâncias químicas, precisam tomam cuidado para não inalar esse ar.
  5. Respire profundamente! Fazer isso mais vezes potencializa o fornecimento de oxigênio para o corpo.
  6. Faça exercícios aeróbicos! Os pulmões ficam mais fortes e têm mais facilidade de fornecer oxigênio para o coração e os músculos.
  7. Tenha hábitos alimentares saudáveis! Dietas ricas em peixes e frutas fazem bem à saúde dos pulmões, além disso, os vegetais crucíferos também reduzem os riscos de câncer de pulmão.
  8. Respire pelo nariz! Os pelos do nariz funcionam como protetores de impurezas e ajudam a filtrar o ar que entra.
  9. Mantenha o nariz higienizado! Doenças alérgicas causam congestão nasal e facilitam a entrada de bactérias nos pulmões, através da boca. Patologias como asma ou similares podem apresentar quadro piorado ou causar a doença em quem não tem.
  10. Beba água! Beber água faz bem para os pulmões e o consumo abundante do líquido ajuda a limpá-los.

Qual o papel do pneumologista e como ele pode ajudar a cuidar dos pulmões?

O pneumologista é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores e toda a sua estrutura, como pulmões (direito e esquerdo), traqueia e brônquios (direito e esquerdo). Sua função é acompanhar e tratar pacientes com doenças pulmonares e respiratórias.

Algumas das patologias tratadas pelo pneumologista são: pneumonia, tuberculose, asma, tumores pulmonares, enfisema pulmonar, gripe, pleurisias, insuficiência respiratória, bronquites e bronquiectasias.

Portanto, se você precisar cuidar de seus pulmões ou conhecer alguém que precise, procure ou indique um médico pneumologista.