Blog

3 coisas que o endocrinologista pode tratar que você não sabia

3 coisas que o endocrinologista pode tratar que você não sabia

A medicina é um dos campos de atuação mais vastos que existem hoje. Afinal de contas, o corpo humano possui uma infinidade de elementos e de funções que contam com médicos exclusivamente dedicados a elas, de forma a sempre conseguir diagnosticar e tratar problemas e doenças da melhor maneira possível.

Dessa forma, é possível encontrar neurologistas para o cérebro, ginecologistas para a saúde íntima feminina, oncologistas para o tratamento de câncer, infectologistas para o tratamento de infecções e por aí vai, com uma infinidade de especializações em partes do corpo e até mesmo em doenças específicas.

E uma especialização que não tem as suas funções não tão conhecidas é o endocrinologista, que de maneira bem resumida é o profissional da medicina que vai trabalhar com problemas de origem hormonal.

Porém, ao contrário do que muita gente pode pensar, o endocrinologista tem a sua atuação muito além de problemas na tireoide, de forma que há uma série de coisas que o endocrinologista pode tratar que você não fazia ideia.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós separamos aqui uma pequena lista com uma série de condições e de coisas que o endocrinologista pode tratar e você nem fazia ideia que fazia parte de suas competências. Tudo para que, caso você sofra com alguma dessas condições, você saiba rapidamente a qual médico recorrer.

Excesso de pelos

Uma condição que pode ser resolvida com uma visita ao endocrinologista é o excesso de pelos pelo corpo, algo que muitas pessoas acabam associando de maneira automática com um dermatologista.

Isso acontece porque é o endocrinologista que vai verificar se o excesso de pelos pelo corpo é o resultado da produção em excesso de hormônio masculino, de forma a conseguir controlar essa produção de hormônios da melhor maneira possível, tudo para conseguir reduzir os efeitos da condição.

Problemas com menstruação

Quando falamos de menstruação, automaticamente o médico que vem à mente é o ginecologista, que cuida da saúde da mulher. Porém, quando falamos de distúrbios na menstruação, como alterações no ciclo menstrual, que podem incluir falta ou excesso de menstruação, a pedida certa pode ser consultar um endocrinologista.

Isso porque, problemas relacionados ao ciclo menstrual podem ser causados por alterações hormonais, de forma que o profissional vai ser capacitado a identificar o problema da maneira correta e também a indicar os melhores tratamentos.

Problemas no crescimento

Pouca gente sabe, mas a verdade é que o crescimento do corpo é um processo controlado por uma série de processos hormonais. Por isso mesmo, alterações no processo de crescimento, como deficiência no processo ou crescimento excessivo, podem representar alterações hormonais que podem ser corrigidas.

Dessa forma, o melhor profissional a ser consultado é o endocrinologista, que por meio da realização de exames vai ser capaz de determinar o tratamento correto para a condição sofrida, de forma a corrigir a alteração sofrida caso ela seja de âmbito hormonal.