Blog

3 coisas que o ortopedista pode fazer e você não sabia

3 coisas que o ortopedista pode fazer e você não sabia

Que é comum não sabermos todas as coisas que um especialista médico pode fazer, isso é uma certeza. Mas é bem engraçado como nós somos capazes de não nos atentarmos às atividades que podemos desenvolver só por conta alguns indicadores, como o nome da especialidade. Ela não deve ser restrição para o que o médico é capaz de fazer.

Isso acontece com o ortopedista, por exemplo. Você é capaz de dizer as coisas que o ortopedista pode fazer? Pode apostar que existem coisas que você não imaginava. Isso porque temos uma mania de acabar restringindo as atividades profissionais. O ortopedista não culpa apenas do osso em si. Ele também é responsável pelos músculos, articulações, tendões, ligamentos. Tudo que envolve esse universo da nossa estrutura óssea.

Viu como podemos nos enganar? Então, podemos destacar algumas coisas que o ortopedista pode fazer e você não sabia. Vamos citar apenas três, mas para quem não conhece nada sobre o mundo da ortopedia, que no Brasil, também está aliado ao da traumatologia.

Sistema locomotor


Primeira delas é o que a ortopedia engloba. Como já foi citado, quem estuda para atuar nessa área precisa ter em mente que não vai cuidar apenas dos ossos dos pacientes, mas sim de tudo que pode interferir no sistema ósseo do corpo. O que isso quer dizer? Que você irá cuidar do sistema locomotor como um todo.

É essencial o paciente saber disso, para poder se encaminhar corretamente caso precise de atendimento. Então, tudo que estiver ligado ao sistema locomotor humano é responsabilidade do ortopedista cuidar. O rompimento de um ligamento, por exemplo, é caso de ortopedia. Da mesma forma que um osso fraturado é cuidado pelo médico dessa especialidade também.

Ortopedia e traumatologia


No Brasil, as duas especialidades se misturam bastante. Talvez seja por isso que a maioria das pessoas associem a ortopedia apenas ao osso quebrado, o que não é. Mas é possível também cuidar de outras situações ligadas ao osso que não tenham relação com o trauma em si.
Porém, por as suas especialidades estarem tão unidas, fica difícil mesmo estabelecer uma separação. Mas isso é importante.

O ortopedista é capaz de cuidar de desligamentos em articulações e ligamentos. Além disso, cuidar de problemas mais sensíveis, como o câncer ósseo, por exemplo. Tudo isso já não pode ser cuidado por alguém que é especialista em traumas apenas.

Cuidados com a coluna


Parece óbvio, mas mesmo a coluna sendo um osso, por ter um sistema nervoso muito ativo dentro dela, pode ser cuidada também por um neurocirurgião. Aí, vem a grande dúvida de quem deve cuidar dela. No caso, é importante saber os sintomas que está sentindo muito bem. Nesse caso, a clareza é extremamente importante.

Quando lidamos com coluna e ortopedia, restringimos os cuidados aos traumas, lesões esportivas e doenças degenerativas. O resto que esteja relacionado ao fator nervoso, precisa ser deixado aos cuidados de um neurocirurgião de sua confiança. E, por ser uma região tão sensível, é preciso saber muito bem com qual profissional você está lidando.