Blog

4 dicas para identificar distúrbios alimentares

4 dicas para identificar distúrbios alimentares

O distúrbio alimentar tem cura e todos nós podemos ajudar, basta prestar atenção nas dicas para identificar distúrbios alimentares, e assim começar o diagnóstico de cura o quanto antes.

Os distúrbios alimentares mais conhecidos são a bulimia nervosa, a anorexia nervosa e a compulsão alimentar. E pode acontecer tanto em homens como em mulheres, normalmente os adolescentes é quem sofrem desse mal, mas existem casos que se desenvolvem ainda na infância ou nas fases mais maduras da vida.

Profissionais afirmam que é necessário estar atento as dicas para identificar distúrbios alimentares, porque além de causar problemas físicos, essa doença pode ser fatal. Por isso trouxemos esta lista com dicas para identificar distúrbios alimentares e de como prevenir que isso chegue a um ponto sem mais retorno:

4 dicas para identificar distúrbios alimentares

1 -Saiba o que é um distúrbio alimentar

Primeiro é preciso saber que o distúrbio alimentar não se resume a apenas uma doença, que ele ocorre quando uma pessoa se preocupa tanto com o seu peso ou com comida que não consegue pensar em outra coisa.

É por isso que um bom nutricionista, trabalhando em conjunto com um psicólogo e toda a família, pode ser a chave principal para o fim desse problema e os maiores responsáveis por trazer dicas para identificar distúrbios alimentares.

2 - Fique atento a sinais


Se o seu filho/amigo/parente anda com uma preocupação exagerada em relação ao seu peso; anda tendo mudanças drásticas de peso; se preocupa absurdamente com a contagem de caloria de tudo o que ingere; agora prefere comer sozinho; têm compulsão por comida, dietas e jejuns; vêm usando laxantes ou diuréticos; ou está com um humor diferente, significa que tem algo errado.

A preocupação exagerada em perder peso ou a vergonha de comer em público é uma das principais dicas para identificar distúrbios alimentares, a pessoa que passa a se preocupar muito com a aparência, fará de tudo para conquistar o corpo dos sonhos, e muitas vezes isso acaba passando do limite, porque ela deixa de enxergar a sua realidade.

3 - Mantenha o contato com o médico do adolescente


A adolescência é a fase de maior provação da vida. Os adolescentes passam boa parte do seu tempo tentando seguir padrões que muitas vezes não são o ideal para a sua estrutura.

É difícil para os pais identificarem problemas em seus próprios filhos, por isso um médico pode ajudar nesse processo e prevenir o desenvolvimento por completo da doença.

Um nutricionista ou psicólogo podem fazer perguntas sobre os hábitos alimentares e sobre a aparência durante a sua consulta, e essas repostas são as maiores dicas para identificar distúrbios alimentares.

4 - O adolescente está passando por algum problema?


Reparar no comportamento do adolescente após uma perda, como o fim de um namoro ou a separação dos pais, é uma das dicas para identificar distúrbios alimentares.

Além de buscar um padrão, os adolescentes estão com os seus sentimentos a flor da pele. Então eles sentem a pressão da sociedade, mais do que ninguém, criando uma baixa autoestima destruidora que precisará ser recomposta em outra área e muitas vezes toda a decepção e frustração é depositada na comida ou na falta dela.

Essas são algumas dicas para identificar distúrbios alimentares, mas não se esqueça que caso haja qualquer preocupação em relação a isso é recomendado a procura de um profissional de confiança, como são os nossos.