Blog

4 Motivos para procurar a medicina esportiva

4 Motivos para procurar a medicina esportiva

Todos sabem que a chave para uma vida longa e saudável é praticar atividades físicas regularmente. Porém, na hora de iniciar a pratica, muitas dúvidas podem surgir.

Duvidas como “Qual esporte ou atividade física fazer? Como começar? Será que essa é a modalidade ideal para alcançar os resultados desejados? Será que está tudo bem com o meu corpo para eu começar essa prática? ” São mais comuns do que se imagina.

Na hora da confusão, você já pensou em consultar um médico esportivo?

Um médico do esporte é um profissional da medicina esportiva e é uma espécie de clinico geral, porém com o olhar voltado para pratica de esportes e qualidade de vida.

Através de avaliações especificas e realização de exames, a medicina esportiva ajuda a descobrir as características do metabolismo e hormônios do paciente, ajudando a atingir melhores resultados nos treinos e atividades físicas praticadas.

Ele também atente pessoas que não são atletas e pretender começar a praticar uma atividade física e pessoas de todas as idades.

O que é a medicina esportiva?

A medicina esportiva estuda a influência das atividades físicas nas pessoas. Também estuda os efeitos da falta de exercícios e as lesões que podem acontecer durante um treino e indicam o tipo de esporte ideal a paciente.

O médico estuda caso por caso baseado em resultados de exames físicos e hormonais.

Motivos para procurar a medicina esportiva

Verificar se está tudo bem em começar a fazer uma atividade física.

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é importante procurar um médico.

Um dos principais motivos para procurar a medicina esportiva é que ela atesta se está tudo certo com você para não ter problemas futuros.

Esse especialista fará exames para saber se o organismo está apto a prática de esporte e atividades físicas. Sendo assim, ele consegue detectar qualquer alteração no organismo (problemas no coração, de pressão) que poderia piorar com a prática do esporte.

Prevenção e Tratamento de lesões

O especialista em medicina esportiva irá indicar o melhor exercício para evitar lesões causadas por esforço, execução incorreta entre outras coisas, baseada no que os exames indicarem.

Caso haja uma lesão, o profissional em medicina do esporte vai avaliar e fazer o tratamento adequado, além de acompanhar o paciente até que a lesão seja curada, e aí indicar os esportes ideais para a pessoa depois de ter sofrido aquela lesão.

Conselhos sobre nutrição

Um médico esportivo também vai cuidar da sua alimentação. Dependendo da complexidade da atividade física que você pretende praticar, o corpo tem necessidades diferentes. Por isso, esse especialista fará exames para poder indicar a melhor dieta para o seu corpo ter energia o suficiente para a pratica de esportes e exercícios.

Orientações durante a pratica de atividades físicas

Esse profissional ainda realiza o acompanhamento ao paciente, fazendo os devidos estudos para verificar o rendimento da atividade.

Além disso, pede exames regulares para atestar a capacidade de esforço do coração, respiração, metabolismo, circulação, entre outras coisas.

Esses são alguns motivos para procurar a medicina esportiva. Essa especialidade pode te ajudar a sanar dúvidas antes de começar a praticar esporte ou exercício, e te ajudar a ter os melhores resultados quando você já está fazendo o treino escolhido.