Blog

5 coisas que você precisa saber sobre urologistas

5 coisas que você precisa saber sobre urologistas

Quem nunca ouviu falar em um médico urologista ou não precisou dos seus serviços nunca teve problemas comuns na sociedade atual como são os que aparecem no sistema urinário.

Isso, por um lado, é muito bom. Quer dizer que tudo está funcionando como o esperado e você não precisa se preocupar muito com sua rotina e como você elimina as impurezas do seu corpo.

Mas infelizmente, no Brasil, os problemas ligados ao aparelho urinário das pessoas são mais comuns do que se imagina. Incontinência, infecção e dores ligadas a problemas de funcionamento nessa região do corpo são muito frequentes e, se não tratados como se deve, acaba se transformando em problemas bem mais sérios. Por isso, o acompanhamento médico especializado é muito importante.

Algumas coisas sobre os urologistas ainda são tabus e outras nem são conhecidas de fato. Por exemplo, saber que urologistas, por mais que sejam mais famosos como vilões dos homens, podem tratar mulheres também.

Eles são especialistas do sistema urinário, assim, tratam tanto de homens, como mulheres nesse quesito. Mesmo assim, eles são mais famosos por sua outra função, que é tratar do sistema reprodutor masculino. E sobre esse assunto, ainda se tem muitos tabus.

Infecção e incontinência urinária

Muito mais comum do que se desejava, no Brasil, muitas pessoas sofrem caladas por causa disso. Ou, ao menos, nem sabem que podem se tratar e com quem se tratar. A infecção e incontinência urinária pode vir a causar incomodo no seu dia a dia, além de dores constantes e momentos constrangedores para quem os têm. Por isso, e outros motivos, é tão importante o acompanhamento médico.

A infecção, que também acontece em mulheres, pode ser tratada pelo urologista. Por mais que sua fama esteja mais ligada ao fato de tratar o sistema reprodutor masculino, o urologista é capaz de trabalhar com esse quesito na mulher também.

Cálculo renal

Quando ouvimos tal expressão, a primeira coisa que bem na cabeça é muita dor. De fato, esse problema é um incômodo terrível para quem o tem. E, geralmente, o problema só vem a ser descoberto quando já está em estágio mais avançado. O que ninguém imaginava é que um urologista poderia ser a pessoa capaz de aliviar tal sofrimento.

Dor lombar

Pode parecer estranho, mas a dor lombar pode estar relacionada a problemas no sistema urinário. E como já foi dito e explicado aqui, esse sistema é tratado pelos urologistas. Daí, vem mais uma faceta desse especialista: tratar da dor lombar das pessoas.

Disfunção erétil

Todo mundo já sabe que o urologista é o médico responsável por cuidar do aparelho reprodutivo do homem, então, quando se trata de um problema voltado para isso, podemos considerar que os serviços prestados pelo urologistas são essenciais. Como é o caso de problema de disfunção erétil.

Fimose

Também ligado aos homens, isso pode ser tratado quando necessário. Sim, nem sempre o tratamento precisa ser realizado de forma incisiva. A fimose é uma pele que acaba recobrindo a cabeça do pênis, em alguns casos é preciso até cirurgia. O urologista é capaz de solucionar o caso.