Blog

6 problemas de saúde que podem ser diagnosticadas e tratadas por um pneumologista

6 problemas de saúde que podem ser diagnosticadas e tratadas por um pneumologista

Um médico pneumologista é um profissional que estuda e trata os pulmões, os bronquíolos, brônquios e traqueia que são as vias aéreas que fazem com que o processo de respiração aconteça.

Sendo assim, ele é habilitado para diagnosticar e tratar dos problemas respiratórios. Problemas respiratórios atingem cerca de 44% da população brasileira e podem ser causados por diversos fatores, entre eles poluição e cigarro.

Saiba algumas doenças que são especialidade do pneumologista:

Tosse crônica

A tosse é considerada crônica quando dura oito ou mais semanas e não está associada a resfriados e gripes.

Quem sofre com tosse crônica pode ter problemas para dormir, ficar cansado o tempo todo e pode ter rouquidão, já que a tosse irrita as cordas vocais.

Um pneumologista deve ser consultado – ele vai identificar a causa da tosse e trata-la adequadamente.

Embolia

Embolia pulmonar acontece quando há um bloqueio de artérias no pulmão, que pode ser causada por ar, gordura e normalmente por coágulos de sangue. A causa mais comum são coágulos de sangue que se movimentam na corrente sanguínea e vão parar em uma artéria pulmonar.

Um pneumologista deve ser consultado logo nos primeiros sintomas da doença, já que embolia pode levar à morte.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Como é uma doença contagiosa, a maior causa é o contato com outras pessoas infectadas.

O tratamento à base de antibióticos e longo e eficaz, e deve ser feito com um médico pneumologista.

Câncer de pulmão

É o tipo um tipo de câncer muito comum e principal causa de morte entre os homens. Por isso, a pessoa deve se dirigir ao médico quando perceber qualquer sintoma relacionado a doença.

Alguns sintomas são mudanças na tosse e aumento de produção de catarro. O médico pneumologista fará os exames necessários para confirmar a doença e seguir com atendimento adequado caso seja confirmado.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença respiratória bastante contagiosa. Seus principais sintomas são tosse forte e seca e falta de ar e aparecem de sete a catorze dias após a pessoa ser infectada.

Ela é causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta principalmente a faringe.

O médico pneumologista irá pedir exames para descartar outros problemas respiratórios – os sintomas são muito parecidos – e indicar o tratamento adequado.

Pneumonia

É uma infecção nos pulmões que se divide em vários tipos e por isso pode apresentar sintomas distintos.

Geralmente, o diagnóstico é feito em uma consulta de rotina já que a pneumonia pode ser facilmente detectada através de exames simples como um raio-x.

O paciente é encaminhado a um pneumologista para receber o tratamento adequado ao seu tipo de pneumonia.

Quando o tempo está seco ou em tempos de frio, as atenções aos sintomas de doenças respiratórias devem ser dobradas.

Como normalmente as doenças respiratórias tem sintomas muito parecidos entre si, o ideal é procurar um médico especializado como o pneumologista para que ele faça o diagnóstico correto e o tratamento dessas doenças.