Blog

Apenas homens podem se consultar em urologistas?

Apenas homens podem se consultar em urologistas?

Com o aumento da preocupação com a saúde, a população está indo cada vez mais em cada vez mais médicos. Dentre vários especialistas este é um profissional de extrema importância para a manutenção da saúde e o principal questionamento feito pela população é sobre quem pode passar em um urologista.

O que faz um urologista?

O urologista é o médico especializado no tratamento do sistema urinário (rins, uréter e bexiga) e do sistema reprodutor/genital dos homens.

Quais doenças são tratadas por um urologista?

As doenças tratadas por este profissional são váriadas, mas alguns exemplos mais comuns são:

- Ejaculação precoce ou retardada;
- Falta de potência sexual;
- Vasectomia e reversão;
- Candidiase peniana;
- Curvatura peniana;
- Câncer de próstata;
- Pedras nos rins;
- Sangue no esperma;
- Incontinência urinária;
- Cistites;
- Cálculo e cólica renal;
- Câncer de bexiga;
- Câncer de rim;
- Infecção urinária
- Bexiga hiperativa;
- Enurese noturna.

Quem pode passar em um urologista?

Grande parte da população feminina não conhece os benefícios que consultar-se com um urologista traz a saúde. Este profissional além de ser especializado no aparelho genital masculino também trata as doenças do aparelho urinário do público feminino, masculino, infantil e idoso.

Essa confusão geralmente resulta em um diagnóstico adequado tardio.

As mulheres não são menos suscetíveis que os homens em relação aos problemas urinários. Elas sofrem alterações em seu sistema urinário durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa, além disso, as infeccões são mais recorrentes no público feminino. A incontinência urinária e as cistites são doenças que acometem tanto os homens quanto as mulheres.

Assim, quem pode passar em um urologista são pessoas que apresentarem problemas no sistema urinário, independentemente do sexo, ou homens com problemas relacionados aos genitais.

Quando devemos procurar um urologista?

Um urologista deve ser procurado quando houver a suspeita de qualquer alteração de doenças tratadas por esse especialista. Alguns exemplos de sintomas que mostram que você pode passar em um urologista são:

- Coceira no pênis;
- Bolhas,verrugas ou feridas no pênis ou no saco escrotal;
- Dor no genital durante o ato sexual;
- Falta ou diminuição da libido;
- Manchas na virilha;
- Dores no testículo;
- Dificuldade para urinar;
- Mal cheiro na urina;
- Sucessivas idas ao banheiro.

Além disso, é necessário se consultar com um urologista caso haja episódios de câncer de próstata, nos rins ou na bexiga para que seja feito um acompanhamento e prevenção. No caso do câncer de próstata a idade para a prevenção é de 45 anos, mas pacientes com histórico de câncer na família devem iniciar o acompanhamento com 40 anos de idade.

Com que frequência deve-se procurar um urologista?

Com um tratamento iniciado existe a necessidade de uma regularidade que só pode ser definida pelo profissional e mesmo após o término é necessário voltar para uma visita. Porém a média é de que o primeiro acompanhamento é feito mensalmente, depois a cada 6 meses e então a cada ano.

E onde fazer os exames?

No consultório são realizados os exames físicos e quanto aos demais estes são feitos em laboratórios específicos nos quais você é encaminhado pelo seu médico.