Blog

A partir de quantos anos posso passar no cardiologista?

A partir de quantos anos posso passar no cardiologista?

Se há poucos anos a preocupação com o cuidado de rotina do corpo e da saúde era algo reservado para uma pequena parcela da população, hoje, levar uma vida saudável é um assunto que está em alta, de forma que agora, mais do que nunca, o cuidado com a saúde tem sido uma prioridade na vida de muita gente.

E mais do que apenas cuidar da alimentação ou da realização de exercícios físicos frequentes, cuidar da saúde também significa fazer visitas periódicas a médicos especialistas, de forma a realizar exames de rotina.

Exames estes que são necessários para a prevenção e também para a detecção precoce de uma série de doenças e condições que podem ser tratadas com melhores resultados e menos danos com o diagnóstico precoce.

Dentro dessa perspectiva, à medida que se envelhece, a lista de especialistas e de exames de rotina que devem ser realizados naturalmente cresce, já que os cuidados precisam ser maiores. E um profissional importante que sempre deve estar presente nessa lista é o cardiologista, profissional que é especializado nos cuidados com o coração.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão esclarecer para você uma dúvida bastante comum sobre o assunto, que é em relação a qual idade já se pode incluir o cardiologista na rotina de médicos a serem visitados. Tudo para que você consiga sempre cuidar da sua saúde da melhor maneira possível.

Afinal de contas, a partir de qual idade se deve começar a visitar o cardiologista

A verdade é que qualquer um pode ir ao cardiologista na idade que desejar, basta marcar uma consulta, mas a verdade é que uma visita de rotina ao profissional só passa a ser necessária depois de uma determinada idade, a não ser, é claro, que você seja uma pessoa que sofre precocemente com problemas no coração, de forma que visitas regulares ao cardiologista devem ser algo presente na rotina da sua vida.

Outra exceção inclui também o grupo de pessoas que desejam praticar uma atividade física de maior intensidade, de forma que uma visita ao cardiologista é recomendada para que seja realizada a verificação se há a presença de pressão alta, colesterol ou diabetes.

Tirando essas duas exceções, para pessoas saudáveis e assintomáticas, quando não há a presença de fatores de risco, o ideal é que homens comecem a incluir o cardiologista no check-up anual a partir dos 45 anos, enquanto a recomendação para as mulheres é que o especialista entre na lista de rotina a partir dos 50 anos.

Isso acontece porque o período no qual os riscos cardíacos se igualam para homens e mulheres é após o período de menopausa feminino, de forma que, enquanto estão em idade reprodutiva, as mulheres se encontram mais protegidas para este tipo de problema do que os homens, de forma que estes devem começar a frequentar o cardiologista 5 anos mais cedo.