Blog

Com quantos anos meu filho deve parar de ir ao pediatra?

Com quantos anos meu filho deve parar de ir ao pediatra?

A pediatria é a área da medicina que cuida dos seres em desenvolvimento. Mas, você sabe quando parar de levar a criança no pediatra?

Essa é uma dúvida comum entre os pais que tem filhos pequenos ou adolescentes, afinal, o desenvolvimento desses “seres” nunca parece ter fim. Apesar disso, existe sim uma média de idade que serve como um limite para que a família não precise mais levar a criança no pediatra.

Mas atenção! O limite é para deixar de levar os filhos na pediatria e não de esquecer as consultas médicas. Pode parecer bobagem dizer isso, mas, se tratando de saúde, não custa nada reforçar.

Afinal, quando parar de levar a criança no pediatra?

Legalmente, o Conselho Americano da Prática Pediátrica definiu, em 1969, que o acompanhamento pediátrico deve ser feito até os 21 anos de idade. Apesar disso, no Brasil esse limite varia de 12 a 19 anos, dependendo da entidade pública ou privada em que o paciente está sendo consultado.

Vale ressaltar que as consultas de saúde infantil e juvenil tem sua frequência naturalmente reduzida desde o nascimento da criança. Apesar disso, a consulta na pediatria é indispensável até, no mínimo, cinco anos de idade. Até essa idade, a criança ainda está em desenvolvimento e precisa de um tratamento adequado às suas necessidades.

Se você tem dúvidas sobre quando parar de levar seu filho no pediatra, converse abertamente com o médico da criança. Não existe regra, entretanto, o ideal é que esse acompanhamento aconteça até os 15 anos de idade.

Pediatria na adolescência

Para os mais crescidinhos, a verdade é que a palavra “pediatra” costuma assustar e causar grandes constrangimentos, especialmente na adolescência. Esse é um raciocínio até compreensível, entretanto, a vigilância dos pais em relação à saúde dos filhos não deve vacilar. É muito importante que o adolescente entenda que, cuidar da saúde, seja com um médico pediatra ou não, é algo imprescindível e que não deve ser deixado em segundo plano. De modo geral, a pediatria atua com as seguintes funções:

  • Prevenção de doenças;
  • Consultas e acompanhamento periódico;
  • Auxílio aos pais na formação saudável dos filhos.

Pare de levar ao pediatra, mas não descuide da saúde

Naturalmente, você irá perceber quando chegar a hora de parar de levar a criança no pediatra. Afinal, as crianças crescem, chegam na fase da adolescência e passam a se sentir cada vez mais “independentes”.

Esse comportamento é normal, pois a adolescência é um período de grandes mudanças. Apesar disso, continue de olho na saúde do seu filho e marque uma consulta médica sempre que possível. Confira alguns casos em que o acompanhamento médico juvenil é necessário:

  • Dores de crescimento;
  • Aparecimento de acne em excesso;
  • Distúrbios alimentares;
  • Disfunções hormonais;
  • Cólicas;
  • Apatia frequente;
  • Anemia.

Cuidar da saúde da criança e do adolescente não é brincadeira. Afinal, qualquer descuido pode causar grandes impactos no futuro desenvolvimento da vida adulta. Mantenha uma postura preventiva e esteja de olho no seu filho!