Blog

Diabetes e colesterol? Consulte um endocrinologista

Diabetes e colesterol? Consulte um endocrinologista

Às vezes, não é possível entender as mudanças que os alimentos podem ocasionar no seu corpo. Infelizmente, nossa cultura ainda está ligada ao fato de alimentos serem capazes de engordar ou não, apenas. Mas eles são responsáveis por trabalhar muito mais funções para dentro do corpo.

Porém, aos poucos, as pessoas estão descobrindo que tudo que ingerimos podem causar efeitos internos. Um deles, por exemplo, é o estímulo de hormônios. E nesse quesito, é importante falar sobre endocrinologista. Ele é capaz de fazer com que se regule a produção e liberação de hormônios para o sangue. Afastando assim, muitas doenças e transtornos.

A diabetes e colesterol são casos que podem ser tratados com endócrinos. Isso porque eles são responsáveis pelo que se trata do metabolismo. Setor do corpo, este, que os dois tipos de doença estão intimamente ligados. Até porque, os dois casos se relacionam demais com a ingestão de alimentos específicos, capazes de fazer com que as taxas reguladoras fiquem totalmente confusas.

É preciso falar sobre endócrino

Sim, é preciso falar sobre essa especialidade da medicina. Até porque, ela é capaz de regular tudo internamente. Com o acompanhamento de um médico como esse, as pessoas têm os seus hormônios regulados. Em outras palavras, isso quer dizer que as pessoas estarão mais protegidas de doenças.

Além disso, ele está muito ligado ao emagrecimento e metabolismo. Duas palavras que atormentam muitas pessoas. Até porque uma não vive sem a outra. E ambas se tornam essenciais para quem busca um corpo perfeito ou saudável. Daí a importância de saber lidar com esse especialista.

O acompanhamento de um endocrinologista para pessoas que já possuem algum tipo de doença ligada ao mal funcionamento dos hormônios é bem importante. Como é o caso de duas doenças comuns em nossa sociedade: a diabetes e o colesterol.

Diabetes

Essa doença pode ser tratada e administrada durante a vida. Mas para a indicação do melhor tratamento para ser seguido, é essencial que se tenha o acompanhamento médico especializado. Aí, entra a necessidade de se falar sobre endocrinologista.

Para quem não sabe, a diabetes está ligada ao problema na produção de insulina. Esse hormônio é capaz de quebrar e digerir bem as moléculas de açúcares no corpo. Por isso, quando um diabético tem problemas muito sérios com os índices de medicação da glicose, o consumo de açúcar fica extremamente proibido.

A solução, muitas vezes, é o consumo de insulina para que o corpo consiga quebrar essas moléculas. Além disso, o consumo restrito de tal atividade, a ingestão de açúcares para um diabético. A diabetes pode ser controlada, mas é preciso muitos cuidados.

Colesterol

A ideia do colesterol é parecida com o da diabetes. Está ligado ao fato de como o metabolismo reage ao consumo de alimentos que têm taxas altas de colesterol. Daí a importância de um acompanhamento médico quando se descobre que se tem a doença.

O endocrinologista é capaz de ajudar no controle das taxas com a indicação de remédios ou uma alimentação balanceada, sem a ingestão de alguns alimentos ou em menores quantidades.