Blog

Dificuldades de diagnosticar o prolapso da válvula mitral

Dificuldades de diagnosticar o prolapso da válvula mitral

Sabemos que problemas cardíacos podem ser considerados de alta periculosidade para a saúde humana. Isso porque as pessoas dependem do bom funcionamento do coração e da circulação sanguínea para poderem viver e seguir uma vida normal e sem maiores problemas.

Levando em conta a importância de se ter um sistema cardíaco em dia, alguns problemas podem tirar a paz das pessoas. Os principais são aqueles que não apresentam sintomas de forma muito ativa ou incisiva.

Quando se tem um problema que não apresenta tantos sintomas, o caso pode se agravar sem que se perceba e, então, se torne bem mais fácil desenvolver algo mais sério e perigoso.

O prolapso da válvula mitral é um desses casos. A dificuldade de conseguir diagnosticar algum problema nessa válvula é grande. Muitas vezes, não existem sintomas capazes de apresentar a própria pessoa a doença. Ou seja, você mesmo não se torna capaz de reconhecer que tem algo de errado com seu corpo.

O que é o prolapso da válvula mitral?

Para quem não sabe, todos possuem uma válvula mitral em seu sistema cardíaco. Ela é uma válvula que separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração. Quando há o prolapso da válvula, significa que ela não fecha de maneira correta, fazendo com que haja um escapamento de sangue.

Porém, por mais que isso pareça extremamente grave, não é tanto assim. Na maioria das vezes, isso é inofensivo. Talvez, venha daí a falta de sintomas. O corpo nunca deixa o próprio em perigo, sem dar um alerta de que algo esteja errado e precisa de cuidados. Essa grande máquina humana sempre emite alertas quando as coisas estão realmente fora do eixo.

Dificuldades de diagnosticar o prolapso da válvula mitral

Como já foi dito, muitas vezes, não se tem nenhum sintoma que isso está acontecendo. Pessoas são capazes de viver anos e anos sem nem ao menos ter um sintoma de que as coisas não andar exatamente do jeito que deveriam estar. Por isso, a preocupação deve chegar só quando as coisas não vão bem mesmo.

Em alguns casos, isso é demonstrado quando se tem algum dos sintomas citados a seguir: arritmia cardíaca, tonturas ou algum tipo de vertigem, fadiga e também a dificuldade de respirar quando se está deitando ou praticando uma atividade física, além da falta de ar nessas ocasiões.

Nesses casos, se faz necessário o acompanhamento médico. Então, procure um cardiologista. Ele será capaz de reconhecer os sintomas e também confirmar se há um prolapso da válvula mitral ou se o problema é outro. Como esses sintomas são mais gerais, não se tem como especificar muito esse problema no sistema cardíaco.

O importante é sempre o alerta. Mesmo que seja uma questão mais silenciosa, é interessante sempre saber quando algum sintoma aparece para fazer o acompanhamento médico. Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que é preciso fazer uma cirurgia para corrigir a válvula e fazer com que o sistema cardíaco volte a funcionar corretamente.