Blog

Em qual situação devo procurar um nutrólogo?

Em qual situação devo procurar um nutrólogo?

A Nutrologia tem como responsabilidade o estudo, pesquisa e avaliação dos benefícios e malefícios oriundos da ingestão de nutrientes. É também conhecida como Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica.

O médico nutrólogo, portanto, é responsável pelas patologias no comportamento alimentar. Esse profissional tem a tarefa de analisar os alimentos e todos os seus nutrientes, discriminando assim a importância deles para a saúde.

A reeducação alimentar é o objetivo do nutrólogo, traçada a partir do metabolismo de cada pessoa, que visa uma alimentação melhor e hábitos mais saudáveis.

Como o nutrólogo atua na área

O profissional tem a capacidade de diagnosticar e tratar as doenças nutricionais, inclusive doenças nutroneurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial e diabetes). Também identifica “erros” alimentares e maus hábitos que contribuem para o quadro em que o paciente se encontra.

Para não confundir as funções e a procura pelo especialista correto, vale destacar aqui que o que distingue um nutrólogo do nutricionista, além da formação acadêmica, já que o primeiro é formado em medicina com especialização em nutrição, e o segundo, somente em nutrição, é também as atribuições de cada um.

O nutrólogo está encarregado de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de receitar medicamentos que auxiliem no tratamento do paciente.

Já as funções do nutricionista, se baseiam em diagnosticar possíveis exageros de nutrientes no organismo humano e, partindo disso, o profissional pode montar dietas especializadas para cada metabolismo, com objetivo de emagrecimento ou ganho de peso, mas não tem autorização de prescrever receitas médicas.

Quando devo procurar um médico nutrólogo?

É necessário procurar um nutrólogo quando o paciente apresenta doenças crônicas, aquelas que precisam de tratamento contínuo, ou seja, que não se limitam apenas à mudança de alimentação e aumento de exercícios físicos.

O nutrólogo também é responsável por outros distúrbios como compulsão alimentar, bulimia, anorexia, magreza em excesso (paciente com IMC abaixo de 18,5), obesidade e sobrepeso, desequilíbrio nutricional de atletas (no caso de nutrologia esportiva), diabetes, hipertensão arterial, entre outros.

Saiba como você pode ter uma vida mais saudável e a importância disso

O corpo humano necessita de seis nutrientes diariamente: água, carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas.

  • Água: o peso de nosso corpo é formado de aproximadamente 65% de água. A ingestão desse elemento é essencial para a vida humana.
  • Carboidratos: a energia que nossas células precisam para a realização das funções metabólicas vem dos carboidratos. Aqui estão os cereais, açúcares e tubérculos.
  • Proteínas: são responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos, pelo e ossos, além de fornecer energia. Estão presentes em cereais, milho, trigo, leite, ovos e carnes.
  • Gorduras: fonte de conserva de energia, ajudam a absorver vitaminas. Manteiga, óleos vegetais, azeite, carnes e ovos são exemplos de alimentos que têm gordura.
  • Sais minerais e vitaminas: têm papel de regular processos metabólicos. Estão contidos em alimentos de origem animal e vegetal.

Junto a isso, é essencial ter uma alimentação balanceada, ter o costume de fazer atividades físicas, saber gerir bem as preocupações e stress, verificar modulação hormonal e, se preciso, fazer suplementação de hormônio, além, é claro, de entender a importância de uma vida saudável sem excessos ou falta de nutrientes!