Blog

Mitos sobre proctologista

Mitos sobre proctologista

Existe um ditado que diz que a saúde vem em primeiro lugar, porém consultar-se com um médico pode trazer alguns medos que fazem com que alguns mitos sejam criados. Não seria diferente com um profissional que cuida do seu sistema digestório, dessa forma, além dos medos e mitos sobre o proctologista existem muitos tabus relacionados ao seu trabalho.

O que faz um proctologista?

Um médico proctologista é o especialista responsável pelo tratamento e diagnóstico das doenças e infecções ocorrentes no sistema digestório (cólons, reto e ânus). As doenças mais comuns que são tratadas por esse especialista são as hemorroidas, constipação (prisão de ventre), síndrome do intestino irritado, fissuras anais, pólipos, tumores, doença de Crohn e patologias dos orifícios.

Quando consultar um proctologista?

É necessário consultar esse profissional toda vez que exista algum problema que envolva o sistema digestório. Ele irá solicitar exames para que seja feita uma avaliação do seu problema e receitará medicamentos adequados para o tratamento no seu caso específico.

Verdades e mitos sobre proctologista

Nessa profissão existem muitos pacientes cuja pouca informação que têm são baseados em mitos e chegam nas consultas esperando os piores procedimentos. Os mais comuns mitos sobre proctologista são:

-Ao contrário do que muita gente pensa o proctologista atende homens e mulheres;

-Os exames são em sua grande maioria indolores e quando não são causam no máximo um desconforto que pode ser facilmente tolerado;

-Fazer muita força para evacuar e não comer fibras ou ingerir pouca água podem aumentar as chances de desenvolver hemorroidas;

-Pimentas e comidas apimentadas não causam hemorroidas, isso é um mito, porém pode ser um alimento irritante para os tecidos de quem já apresenta o problema;

-Hemorroidas não causam câncer, essas são duas doenças muito diferentes;

-Sentar em lugares quentes também não causa hemorroidas;

-Sexo anal pode causar fissuras e pequenos traumas;

-Mulheres grávidas tem mais propensão a desenvolverem hemorroidas devido a pressão exercida na região pélvica e o aumento de peso;

-Laxantes não causam hemorroidas ou outros quaisquer tipos de traumas anais;

-A alimentação influencia no aparecimento das fissuras do ânus;

-A Fissura não cicatriza sozinha, é necessário procurar um médico

-É possível prevenir o problema de fissuras e hemorroidas;

-Não existem apenas a cirurgia como meio de tratamento para as fissuras;

- Os exames no consultório são muito rápidos;

-A consulta não demora e é suficiente pra prevenir doenças ou detectá-las cedo.

Como atua esse profissional?

Além dos habituais exames clínicos o médico realiza o toque retal que é muito conhecido por detectar o câncer de próstata. O proctologista atua tanto por meio de tratamentos com remédios como com intervenções cirúrgicas quando necessário.

Portanto, vale muito a pena se consultar com um proctologista e cuidar de sua saúde. Não é vergonha ir a esse especialista e sim sinal de que você se importa com o funcionamento efetivo de seu corpo. São poucos minutos que valem ouro para que dúvidas possam ser esclarecidas que podem ser fundamentais para que seja antecipado o diagnóstico de alguma doença.