Blog

O otorrinolaringologista cuida de quais áreas do corpo?

O otorrinolaringologista cuida de quais áreas do corpo?

A medicina é uma área de atuação que conta com uma infinidade de opções de áreas para serem seguidas. Isso porque o corpo humano é repleto de funcionalidades e de órgãos diferentes, de forma que cada um deles requer um médico específico, tudo para que cada condição seja tratada da melhor maneira possível.

Mais ainda, algumas condições, como o câncer, contam com médicos especializados apenas neste tipo de doença, tamanha a especificidade.

Dessa forma, você vai conseguir encontrar oftalmologistas para o cuidado com os olhos, dermatologistas para o cuidado com a pele, urologistas para o cuidado com a saúde do homem e por aí vai, com uma infinidade de especializações dentro do mundo da medicina.

Dentro desse contexto, há uma ocupação que não é muito conhecida pelo grande público, mas que cuida de partes importantes do corpo, que é o otorrinolaringologista, profissional que tem um nome bastante longo e difícil e que acaba confundindo muita gente.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós trouxemos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender o que faz o otorrinolaringologista e também para descobrir quais áreas do corpo que são cuidadas por ele. Tudo para que você saiba o profissional certo para que você procure caso tenha algum sintoma suspeito.

Afinal de contas, o otorrinolaringologista cuida de quais áreas do corpo?

Uma dúvida frequente sobre o otorrinolaringologista, cuida de quais áreas do corpo. E é exatamente essa a pergunta que vamos responder. De maneira bem resumida, o otorrinolaringologista é o profissional que vai cuidar principalmente de três partes do corpo.

São elas o ouvido – que é representado por "oto" -, o nariz – que é representado por "rino" -, e também da laringe, que é representada por "laringo". Ou seja, é uma ocupação que é bastante vasta, sendo considerada uma das especializações mais amplas de toda a medicina, por cuidar de três áreas diferentes do corpo.

Como se não bastasse, é o otorrinolaringologista que vai ser o profissional responsável pelo cuidado de tumores que estejam localizados na região da cabeça e do pescoço, além de também cuidar de cirurgias plásticas faciais. Ou seja, é um profissional que conta com uma série de ocupações, de forma que abrange diversas doenças e condições.

Com tudo isso, caso você sofra com qualquer condição que atinja o seu ouvido, o seu nariz ou a sua laringe, é o otorrinolaringologista o profissional que você deve procurar. Entre algumas condições que são cuidadas por este profissional são otites, surdez, obstrução nasal, labirintite, apneia do sono, câncer de laringe e de boca, e muitas outras.

Por isso mesmo, caso você sinta qualquer um sintoma suspeito que envolva qualquer uma dessas áreas do corpo, é importante que você procure um profissional especializado o quanto antes. Tudo para que você consiga ter um diagnóstico e também um tratamento precoce, de forma a evitar complicações que sejam mais graves.

Afinal de contas, quando falamos de saúde, a verdade é que nenhum cuidado é demais.