Blog

O que a enxaqueca tem a ver com um neurologista?

O que a enxaqueca tem a ver com um neurologista?

Responder à questão "o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista?" é simples, porque a enxaqueca e o sistema neurológico estão totalmente ligados. A neurologia se dedica a diagnosticar e tratar as doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, cerebelo, encefálico, nervos e medula espinhal).

A enxaqueca não é uma simples dor de cabeça, ela normalmente é latejante, muito forte, com duração de 4 a 72 horas (caso não seja medicada) e está ligada a sintomas como sensibilidade à luz e náuseas.

Existem pacientes que apresentam mudanças neurológicas transitórias e visuais antes da dor começar, e isso explica muito bem o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista.

Quase 20% da população possui enxaqueca, e as mulheres são as maiores vítimas desse problema, devido à oscilação do hormônio estrógeno do período fértil. A explicação para isso também está ligada ao fato de o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista.

Existem muitas pessoas que menosprezam o diagnóstico de enxaqueca, há quem olhe para ela como frescura, mas mal sabem que a dor causada por esse problema é uma das dores mais fortes que uma pessoa pode sentir. E isso atrapalha todo o desenvolvimento total, pessoal e profissional de um indivíduo.

Provavelmente as pessoas que não a levam a sério, não tem nenhuma noção de que a enxaqueca tem a ver com um neurologista e toda a sua preocupação em resolver problemas tão sérios.

É extremamente importante ter em mente a questão "o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista?", porque o seu tratamento errado, como o uso excessivo de analgésicos mal recomendados, pode agravar o problema.

Há neurologistas que afirmam que uso de mais de 2 comprimidos semanais de analgésicos, sem correta prescrição, já é um abuso.

Fatos que respondem "o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista"

1 - Pode ser uma questão genética

A maioria dos casos de enxaqueca ocorrem devido à predisposição genética, e isso também ocorre com outros problemas tratados pela neurologia, isso pode responder o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista.

Essa genética torna uma pessoa mais propensa a fatores ambientais que causam o aparecimento de uma crise. Os principais fatores ambientais que podem dar início a uma crise são: o distúrbio do sono, o stress, a alimentação e a oscilação hormonal.

É por isso que cada paciente precisa identificar a sua predisposição e quais são os estímulos ambientais que devem ser evitados por ele.

2 - O diagnóstico

O diagnóstico de enxaqueca só é feito pelo relato clínico e o exame neurológico e físico, apenas isso já comprovaria o que a enxaqueca tem a ver com um neurologista. Geralmente, os exames são feitos através da tomografia, eletroencefalograma e ressonância magnética.

Por ser uma disfunção do funcionamento do cérebro e de seus vasos, todos os exames são direcionados também a procura de outras causas de dor que possam diminuir os sintomas causados pela enxaqueca.

A enxaqueca é algo bem comum hoje em dia, mas não deixa de ser preocupante. Por esse motivo, ela deve ser tratada com seriedade, e, agora que você sabe que a enxaqueca tem a ver com um neurologista, não perca tempo e marque sua consulta com um profissional da área!