Blog

O que fazer para evitar o refluxo?

O que fazer para evitar o refluxo?

Sabe aquela sensação que algo está errado com o seu estômago? Parece que a comida não desceu do jeito que precisava, fica aquele mal-estar, uma sensação desagradável.

O pior mesmo é que parece que a comida irá voltar a qualquer momento por onde entrou, parece que não deu muito certo você se alimentar. Isso tudo é uma descrição bem comum para aqueles que sofrem de refluxo.

É bem triste conviver com os sintomas. E isso tudo acontece porque a válvula esfíncter, que possui por função impedir que o suco gástrico vá para o esôfago, acaba não funciona direito e abre sem precisão. Daí uma parte da comida e do suco gástrico pode acabar voltando ao esôfago, o que causa queimação.

Tal problema que pode ser reconhecido por alguns sintomas característicos, como a azia e a sensação que a comida vai voltar pela boca a qualquer momento. Além disso, o suco gástrico pode escapar para outros órgãos, como o pulmão, e causar tosse seca e asma. Mas aos que sofrem disso, uma boa notícia, existem algumas maneiras para evitar o refluxo.

Comer alimentos não gordurosos

Quanto mais gorduroso for o alimento, mais tempo leva para ser digerido e também mais pressão deve causar para essa trituração. Então, pode acabar fazendo com que o reflexo seja maior.

Outros alimentos que acabam tendo esse mesmo efeito no estômago são os doces. Eles também forçam a válvula que temos é pode acabar soltando essas comidas e o suco gástrico. Por isso, evite!

Controle do peso

Como vocês podem perceber, a alimentação está muito ligada ao refluxo. Então, se você tiver com muitos quilos a mais, vai acabar forçando mais ainda, pressionando o abdômen. Dessa forma, o sobrepeso é ruim para quem tem refluxo. Emagrecer é uma solução viável e também bem saudável.

Não tenha pressa

Comer não precisa ser uma competição. Na verdade, nem pode. Cada um tem o seu tempo para se alimentar, então, mastigue bem ao comer e não tenha pressa. Porque isso faz com que você engula menos ar durante a alimentação, o que faz com que não se tenha muita pressão no estômago. Ou seja, que tudo engolido e não tenha refluxo ou o diminua, pelo menos.

Bebidas gasosas

Além de não fazer muito bem para saúde, as bebidas gaseificadas, relaxam a válvula o que acaba fazendo com que ela abra sem necessidade, soltando o suco gástrico, que causa o refluxo.

Durma depois de um tempo da última refeição

Aguarde, pelo menos, duas horas para poder se deixar. Isso porque quando estamos deitamos, forçamos bastante o estômago, causa pressão. E se você tiver acabado de comer, isso pode pior. O refluxo, então, acontece é você não consegue dormir.

Não ao cigarro

O tabaco é capaz de estimular mais ainda a produção de suco gástrico. Além disso, é capaz de mudar o funcionamento da válvula. Os dois garotes unidos, pode fazer com que o suco gástrico vá parar no estômago, aí, é um prato cheio para o refluxo acontecer