Blog

Preciso fazer um check-up, qual profissional pode me dar o encaminhamento para os exames?

Preciso fazer um check-up, qual profissional pode me dar o encaminhamento para os exames?

É extremamente necessário que fiquemos de olho e em dia com a nossa saúde.

E fazer um check-up, que é uma sessão de exames realizados por médicos especializados que possuem acesso a equipamentos precisos que dão um diagnóstico correto e detalhado a respeito do funcionamento do corpo, é a melhor maneira de descobrir como realmente está o nosso organismo.

Fazer um check-up infelizmente não é tradição entre os brasileiros que só procuram a ajuda médica quando estão extremamente doentes. É por isso que nessas situações fazer um check-up torna-se algo preocupante, pois os resultados podem mostrar diagnósticos ruins, de doenças em estágio avançado.

O processo de fazer um check-up não é uma salvação para todos os males, é só uma prevenção, dessa maneira os profissionais de saúde recomendam que todas as pessoas realizem exames anuais, ressaltando que em alguns casos esse tempo deve ser ainda menor.

Médicos são os únicos profissionais que podem pedir e fazer um check-up em outras pessoas, por isso o trabalho do clínico geral é tão importante. É esse profissional que possui uma visão total do organismo humano, é ele quem pode esclarecer e tratar sintomas, e tem todo o poder de só encaminhar o seu paciente a um especialista caso a doença seja muito especifica.

Por exemplo: caso você tenha um problema no coração, o seu médico geral pode pedir para fazer um check-up de ecocardiograma (que diagnostica problemas no órgão, como enfartes, cardiopatia hipertensiva e endocardite) e encaminhar o seu caso para um médico especialista em tratamentos cardíacos.

Agora você já sabe como é importante manter em dia a visita a um clínico geral, não é? Caso esteja na procura, pode agendar a sua consulta aqui.

Como é o processo de fazer um check-up?

O processo de fazer um check-up é englobado por exame clínico geral e exames complementares, como a creatinina, a glicemia, o colesterol total e fração, o hemograma, o exame de fezes, o ácido úrico, urina rotina, o eletrocardiograma, os raios-X do tórax e outros.

Ao obter os resultados do exame, o médico poderá determinar quais são as condutas que devem ser tomadas para o seu caso, como aconselhar a mudar de hábitos, recomendar a deixar o tabagismo de lado, medicamentos que farão a diferença e até pedir outros exames que complementem o diagnóstico, etc.

Não esqueça que é o processo de fazer um check-up que pode detectar doenças gravíssimas como o câncer, ainda em estágio inicial. E é o trabalho de cuidado que permite que a cura aconteça, ainda mais se for em período inicial.

Fazer um check-up é um dos lados da medicina preventiva que conecta os dados clínicos (exames ergométricos e laboratoriais) a análise de história pessoal do paciente. O grande objetivo é encontrar as doenças iniciais ou incipientes.

Vá ao médico com frequência, tenha contato com o seu clínico geral. Não espere que os sintomas mais fortes apareçam para se cuidar e lembre-se que a sua vida vale muito.