Blog

2 diferenças entre a psicologia e a psiquiatria

2 diferenças entre a psicologia e a psiquiatria

A medicina é uma área muito vasta, com diversas opções de atuação e de especialização. Afinal de contas, é mesmo preciso uma infinidade de opções para conseguir dar conta de todas as funções, condições e órgãos que formam o nosso corpo humano. Tudo para que a realização de diagnóstico e tratamento de doenças seja sempre feita da melhor e mais eficiente maneira possível.

E é exatamente por conta dessa grande variedade de opções de atuação é que muitas pessoas acabam confundindo a atuação dentro do corpo humano de algumas especializações. Afinal de contas, a linha entre duas atuações pode realmente ser muito tênue, de forma a causar uma grande confusão.

Porém, a verdade é que é extremamente importante para a saúde do seu corpo e também para o tratamento correto de uma série de condições é que é importante você saber a diferença entre a atuação de profissionais diferentes, ainda que estas possam parecer semelhantes em um primeiro momento.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma pequena lista com uma série de diferenças entre a psicologia e a psiquiatria, que são duas ocupações bastante confundidas, mas que possuem atuações bastante diferentes, de forma que devem ter as suas contradições ressaltadas de maneira clara.

Formação acadêmica

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a formação acadêmica de um psiquiatra e de um psicólogo não são iguais, de forma que as diferenças entre as duas profissões já começam por aí e não param tão cedo.

Isso porque, enquanto o psiquiatra precisa cursar seis anos de medicina, além de três anos de residência em psiquiatria para obter o título de psiquiatra, o psicólogo não é formado em medicina, mas sim uma pessoa formada na graduação de psicologia.

De maneira bastante resumida, uma maneira informal de definir a diferença entre o psiquiatra e o psicólogo é dizer que, enquanto o primeiro é um médico do corpo, o segundo é um médico da alma.

Um pode medicar. O outro não

Essa diferença entre o tipo de graduação entre o psicólogo e o psiquiatra acaba gerando uma diferença considerável entre as duas atuações, já que o psiquiatra vai ser um médico especializado em determinada assunto do corpo humano.

De maneira geral, o psicólogo vai ser o profissional que vai buscar saber as causas que motivam o aparecimento de uma determinada desordem mental. Ou seja, ele é um profissional que vai ser habilitado a tratar desordens de âmbito mental sem que haja a prescrição de medicamentos.

Já o psiquiatra vai ser a pessoa que vai trabalhar com o diagnóstico clínico de desordens mentais, de forma a indicar o tratamento medicamentoso mais adequado para a condição do paciente. Ou seja, o psiquiatra pode receitar remédios, o psicólogo não.

Dessa forma, o psiquiatra e o psicólogo são profissões complementares, já que todo tratamento psiquiátrico precisa de um acompanhamento psicológico para alcançar os seus melhores resultados e para funcionar realmente de forma eficiente.