Blog

Quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras?

Quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras?

É muito comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual é a função de um psiquiatra. Há quem acredite que a procura por um profissional dessa área só deva acontecer em casos muito extremos, mas isso não é verdade, é por isso que nesse artigo vamos conversar sobre quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras:

Depressão

Quando se fala sobre quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras a depressão normalmente não é dúvida.

Essa doença afeta diretamente o corpo, os pensamentos e o humor de uma pessoa. Os sintomas aparecem normalmente entre os 15 e 30 anos de idade, mas também podem aparecer em idosos e crianças.

A gravidade e o número de sintomas não são o mesmo para todos, e engana-se quem pensa que uma pessoa que possui depressão está sofrendo só uma tristeza eventual e pode passar por isso sozinha.

A falta de tratamento pode fazer com que os sintomas durem de meses a anos, por isso é muito importante saber que ela está na lista de quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras.

Transtornos de ansiedade

Esses transtornos também estão totalmente ligados as quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras.

A ansiedade é comum em todas pessoas, mas ela não pode tornar-se algo exagerado e nem afetar a vida diária de alguém, caso isso ocorra o problema precisa de intervenção e ajuda médica para ser resolvido.

Os sintomas podem aparecer tanto em pensamentos incômodos, como em sensações físicas, e eles podem se manifestar de diversas maneiras, como em uma crise de ataques de pânico, com a fobia, com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) por exemplo.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença mental que acontece em todo mundo, as suas causas ainda não são totalmente conhecidas, mas ela entra no ranking de quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras.

Os primeiros sinais da esquizofrenia aparecem normalmente com a mudança de comportamento, e, quando os sintomas psicóticos graves aparecem, a doença é chamada como "fase aguda". Ela não aparece da mesma maneira para todos, há quem tem vários surtos e quem tem apenas um.

Para diagnosticar certamente a esquizofrenia é necessário descartar todas as outras doenças, porque os sintomas psicóticos não aparecem apenas devido a esquizofrenia. Ademais, o uso exagerado de certas drogas pode gerar sintomas parecidos com os dessa doença.

Por isso que o acompanhamento psiquiátrico, os exames laboratoriais e físicos devem ser realizados antes da conclusão final do diagnóstico.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar também está na lista de quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras. Esse transtorno tem a ver com a variação e oscilação muito forte de humor em um período curto.

Existem os períodos de depressão grave e os períodos que são chamados de "mania", eles possuem sintomas contrários. Nos sintomas de "mania", a pessoa fica extremamente energética, pode tornar-se impulsiva e fazer coisas das quais se arrependa depois.

Não basta apenas saber quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras, é preciso mais.

Citamos aqui apenas quatro de diversas doenças que podem ser tratadas por esses profissionais, mas mais importante do que saber quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras é entender qual é o trabalho deles.

Então, resumidamente, o psiquiatra é o profissional da área de saúde que tem como responsabilidade tratar, prevenir, reabilitar e diagnosticar os problemas de distúrbios mentais.

O doutor Atende trabalha com eles, e por isso pode te dar mais informações sobre quais doenças podem ser tratadas por psiquiatras, entre em contato!