Blog

Quais os motivos para procurar um reumatologista?

Quais os motivos para procurar um reumatologista?

A saúde é fator de máxima importância para nossas vidas. Uma pessoa saudável consegue passar mais facilmente por inúmeras dificuldades, mas o que fazer quando se desenvolve uma doença como o reumatismo?

O que é reumatismo?

É um termo médico que costuma ser empregado em casos de doenças nos sistemas osteoarticular e muscular, cujas origens são não traumáticas, englobando assim muitas doenças de origens variadas.

Apesar de inúmeras doenças cujos sintomas podem ser taxados como reumatismo a maioria dos casos tem como verdadeiro motivo a osteartose ou a artrite reumatoide.

A palavra reumatismo, atualmente, foi substituída pelo termo "doenças reumatológicas". Porém, apesar de ser um termo antigo, grande parte da população ainda faz uso da palavra "reumatismo" em pesquisas na internet.

Quais são as doenças que podem ser tratadas por um reumatologista?

Alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas por esse especialista são:

  • Cervicalgia;
  • Lombalgia;
  • Bursites e tendinites;
  • Distensão muscular;
  • Lesões de menisco e nos ligamentos;
  • Artrite;
  • Artrose;
  • Osteoporose;
  • Fibromialgia;
  • Gota;
  • Vasculites;
  • Miosites;
  • Esclerodermia;

O reumatologista realiza ou pede exames?

O reumatologista pode fazer uso de diversos exames de imagem e laboratoriais para que seja feito um diagnóstico adequado. Os principais exemplos desses exames são as ressonâncias magnéticas, os raios-x e os autoanticorpos nos casos das doenças autoimunes.

Quando devo procurar um reumatologista?

Os indivíduos que apresentem queixas de dor nos ombros, mãos, pés, quadril, joelhos, cotovelos, coluna, distensões musculares, bursites, tendinites e aqueles que apresentarem quadro de artrite, atrose, osteoporose, gota, fibromialgia e lesões nos ligamentos ou no menisco.

Em resumo, dores nas articulasções acompanhadas ou não de inchaço no local e da incapacidade funcional. As pessoas que apresentarem esses sintomas são instruidas a procurarem o atendimento de um reumatologista.

Esse especialista também trata diversas doenças autoimunes como a artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, esclerodermia, miosites e vasculites.

Tratamento do reumatismo

O reumatismo não é considerado uma doença única, mas sim um termo que engloba várias doenças. Dessa forma não é posível que se fale muito sobre o tratamento uma vez que cada uma das doenças reumatológicas possui um tratamento distinto.

Mas, no geral, o tratamento é feito através de anti-inflamatórios comuns e em alguns casos também poder ser usados os corticóides. No caso das doenças autoimunes o tratamento é feito com o uso de medicamentos imunossupressores.

Como pode funcionar o acompanhamento de uma doença reumatológica?

Ao consultar-se com um reumatologista o paciente muito provavelmente irá se deparar com uma investigação de seu histórico clínico e exames físicos para que se obtenha um diagnóstico, além disso, o médico poderá pedir novos exames.

Assim, o tratamento adequado tem seu início, para que se possa assegurar que o paciente não sinta dor, não apresente inchaço e tenha uma melhor expectativa de vida.

O tratamento precoce das doenças reumatológicas resulta em resultados mais satisfatórios para que haja um controle no avanço da doença para que o paciente não sofra com as dores, perda de mobilidade e haja uma melhora na qualidade de vida.