Blog

Qual a periodicidade ideal para visitar o ginecologista?

Qual a periodicidade ideal para visitar o ginecologista?

A saúde da mulher é algo sério, afinal, o corpo feminino é cheio de detalhes e hormônios que merecem cuidados especiais.

Felizmente, cerca de 90% das mulheres sabe da importância do cuidado preventivo e entende que visitar o ginecologista é o primeiro passo para garantia de bem-estar constante. Apesar disso, a correria do dia a dia muitas vezes faz com que até as mais cuidadosas comecem a deixar a saúde em segundo plano.

Visitar o ginecologista é um exemplo disso. Mas, além do check up do sistema reprodutor feminino, o ginecologista é responsável por cuidar especialmente das mamas, dos hormônios e da saúde sexual da mulher, por isso, a visita não deve ser deixada para depois.

Qual a frequência ideal para visitar o ginecologista?

O ideal é que a partir da primeira menstruação a mulher comece a visitar o ginecologista regularmente. Ou seja, os cuidados com a saúde ginecológica devem ser levados à sério ainda no período da adolescência.

Independentemente da faixa etária, a frequência ideal para visitar o ginecologista é de, no mínimo, uma vez ao ano. Apesar disso, algumas mulheres podem precisar de retornos com uma periodicidade mais frequente.

Ao longo dessas visitas, o médico irá orientar a mulher sobre o ciclo menstrual, métodos contraceptivos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Quando devo visitar o ginecologista?

Visitar o ginecologista uma vez por ano é praticamente obrigatório, mesmo que seja apenas para uma consulta de rotina. Para as mulheres que já iniciaram a vida sexual, essa visita é ainda mais importante, pois é necessário realizar anualmente o exame preventivo contra o câncer de colo de útero (Papanicolau).

Entretanto, também é recomendado visitar o ginecologista em casos de:

  • Cólicas muito fortes ou alterações menstruais;
  • Ausência de menstruação;
  • Mudança de medicamentos anticoncepcionais;
  • Dores pélvicas;
  • Aparecimento de nódulos na região pélvica ou nas mamas;

Além dessas situações, visitar o ginecologista também é válido para esclarecer qualquer tipo de dúvida em relação ao corpo feminino, como ciclos menstruais ou períodos de ovulação.

Primeira visita ao ginecologista

A primeira consulta gera dúvidas e pode assustar muitas meninas. Entretanto, o médico ginecologista não é um bicho de sete cabeças e é figura essencial nos cuidados com a saúde da mulher.

Nesse primeiro contato, a visita é marcada por uma conversa informal, que pode acontecer na presença da mãe caso a paciente esteja muito tímida ou nervosa. Normalmente, o médico pergunta sobre possíveis doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual e verifica se há histórico de câncer de mama na família.

Exames nos seios, região abdominal e na parte externa da região genital também podem ser realizados durante a consulta. Dependendo da idade ou vida sexual da paciente, o ginecologista poderá orientar e esclarecer dúvidas sobre sexo, gravidez, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

Cuidar da saúde ginecológica é essencial na vida de todas as mulheres, por isso, o melhor é marcar uma consulta o quanto antes. Agende uma visita, converse com seu médico e mantenha sua saúde em dia!