Blog

Quando devo consultar um médico vascular?

Quando devo consultar um médico vascular?

Para cuidar da sua saúde da melhor maneira possível, um detalhe importante, mas que é comumente deixado de lado por grande parte das pessoas é saber identificar e selecionar as especialidades médicas corretas para o diagnóstico de uma determinada condição para a qual você tem apresentado sintomas recentemente.

Isso porque, caso você tenha um problema dermatológico, mas procura um endocrinologista, por exemplo, pode ser que a sua condição não seja identificada e você acabe atrasando um tratamento e um diagnóstico que poderiam ter sido realizados de forma precoce, o que é sempre a melhor opção quando falamos de síndromes e doenças.

Por isso mesmo que é bastante importante para o cuidado com o seu corpo que você saiba identificar e selecionar quais são os profissionais que vão ser mais capazes de dar um diagnóstico de acordo com os sintomas que você está sentindo, tudo para aumentar as chances de acerto do médico e ganhar tempo na hora do tratamento.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós trouxemos aqui uma série de informações que vão mostrar para você qual é a hora certa de consultar um médico vascular.

Tudo para que você procure o especialista quando tiver algum sintoma que pode indicar problemas vasculares e não acabe perdendo tempo em outros médicos que não vão conseguir tratar a sua condição.

Afinal de contas, quando se deve visitar um médico vascular?

De maneira bastante resumida, o médico ou cirurgião vascular é aquele médico que vai ser o responsável por cuidar de problemas que vão envolver elementos como os vasos sanguíneos de regiões como as pernas, os braços, o tronco e também o pescoço.

Ou seja, vai ser o profissional que vai tratar problemas que apareçam nas artérias do corpo e também nas veias do mesmo.

Dessa forma, é o médico vascular que você deve procurar quando se deparar com problemas de circulação pelo corpo, além do aparecimento de varizes e até mesmo em casos mais graves, como o surgimento de trombose. Doenças arteriais obstrutivas e um inchaço conhecido como linfedema também são condições que devem ser tratadas pelo médico vascular.

Levando tudo isso em consideração, você deve procurar o médico vascular quando sentir qualquer sintoma que possa indicar problemas na sua circulação ou em suas veias e artérias das regiões mencionadas.

Porém, aqui é importante ressaltar que médicos vasculares só cuidam de problemas no sistema circulatório envolvendo as regiões dos braços, das pernas, do tronco e do pescoço. Isso porque, caso o seu problema seja envolvendo obstruções ou má circulação nos vasos sanguíneos do coração, a sua condição deve ser tratada diretamente com um cardiologista.

Outro caso que entra como exceção à atuação do médico vascular é o de problemas vasculares localizados no cérebro, como hemorragias e aneurismas, por exemplo, que devem ser tratados diretamente com um neurologista, profissional que é especializado no cuidado com o sistema nervoso do corpo.

Dessa forma, preste atenção nos sintomas que o seu corpo apresenta e não perca tempo em procurar um profissional adequado para cuidar de você.