Blog

Quando devo consultar um nutrólogo?

Quando devo consultar um nutrólogo?

Se até poucos anos atrás as grandes novidades do momento ficavam por conta de alimentos enlatados e industrializados que representavam a praticidade e a tecnologia da vida moderna, hoje este cenário se mostra completamente alterado. Isso porque, ao contrário do que acontecia há poucos anos, a principal preocupação e o principal foco são a saúde do corpo e da mente.

Afinal de contas, mais do que nunca existe a consciência e a preocupação de que o cuidado com o corpo é algo essencial para levar uma vida plena e com longevidade, bem como para ter maior qualidade de vida e maior disposição para realizar as atividades do dia a dia. Porém, a verdade é que, para realmente ser capaz de fazer isso, é preciso realizar uma mudança nos hábitos alimentares e passar a adotar escolhas saudáveis no dia a dia.

E uma das melhores de se fazer isso é por meio de uma consulta com um nutrólogo, que nada mais é do que um médio especializado no setor alimentar, de forma a ser capaz de receitar medicamentos para o tratamento de qualquer disfunção nutricional.

E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a saber a hora certa de consultar um nutrólogo e se você realmente precisa entrar em contato com um.

Afinal de contas, devo ou não consultar um nutrólogo?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, um nutrólogo é diferente de um nutricionista, especialmente porque o primeiro precisa ser formado em medicina e ter especialização como nutrólogo, de forma que atende um público diferente do nutricionista e também tem competências diferentes. Dessa forma, pode-se depreender que o trabalho do nutrólogo e do nutricionista se complementam.

Procurar um nutrólogo pode ser uma boa pedida para pessoas que tentam emagrecer e não conseguem e também para praticantes de atividades físicas, como a corrida, porque eles trabalham como uma espécie de clínica geral voltado para a saúde nutricional do paciente.

Dessa forma, ele vai ser capaz de realizar um diagnóstico do seu problema, procurando para isso as causas do seu problema, ao invés de apenas analisar os seus sintomas.

Por isso mesmo, caso a deficiência esteja na sua alimentação, o nutrólogo vai poder tanto recomendar uma dieta a ser seguida por você, quanto indicar você para um nutricionista, que vai saber desenvolver todo um cardápido especialmente voltado para as suas necessidades e para suas condições.

Caso você pratique exercícios físicos, como a corrida, o acompanhamento com o nutrólogo pode ser uma boa pedida.

Isso porque é ele que vai ser o responsável por promover a manutenção de sua saúde, bem como ajudar você a melhorar o seu desempenho e também a sua recuperação após os treinos, tudo por meio de exames e acompanhamento para sempre suprir as necessidades do seu corpo e entregar a ele tudo o que ele precisa.

Por isso mesmo, para qualquer assunto de âmbito nutricional que você tenha dúvidas ou precise de ajuda, procurar um nutrólogo é sempre uma boa pedida.