Blog

Quando devo procurar um geriatra?

Quando devo procurar um geriatra?

Atualmente a preocupação com a expectativa de vida tem se tornado assunto frequente no cotidiano das pessoas. É cada vez mais comum a curiosidade sobre os cuidados que devem ser tomados para se envelhecer bem assim como sobre a geriatria. A pergunta mais ouvida nos consultórios é relacionada à idade para ir ao geriatra.

O que o um médico geriatra trata?

O médico geriatra atende o idoso. Analisa e diferencia as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas, que são próprias do processo de envelhecimento, das possíveis doenças enfrentadas nessa fase da vida.

Em resumo, um geriatra preocupa-se com todos os aspectos da saúde do idoso em relação às particularidades do envelhecimento. O geriatra trata um indivíduo como um todo, tem função parecida com a de um pediatra para que seja assegurada uma maior qualidade de vida por um tempo mais longo.

Mas quem é considerado idoso?

A partir do conceito biológico o envelhecimento pode ser definido por um conjunto de fenômenos quem levam à diminuição de capacidade de adaptação à sobrecargas normais, ou seja, os idosos são aqueles indivíduos que são mais vulneráveis a doenças.

Porém, para a OMS (Organização Mundial de Saúde), um indivíduo é considerado idoso a partir dos 65 anos para países desenvolvidos ou 60 anos para países em desenvolvimento.

Mas então qual é a idade para ir ao geriatra?

A idade padrão é a partir dos 65 anos, mas recomenda-se que o acompanhamento com o profissional da geriatria seja feito desde os 60 anos de idade ou até antes dependendo do processo de envelhecimento. Os pacientes mais jovens também são encorajados a procurar um geriatra com o enfoque na prevenção.

Como diferenciar se minhas queixas referem-se à idade?

O ideal é a consulta com um geriatra para que seja feito um diagnóstico diferencial para saber se você já está na idade para ir ao geriatra ou se você está realmente doente. Isso também é importante para que seja feito algo para melhorar essa queixa.

Quais são os sinais de que eu devo procurar um geriatra?

Na presença de alguns sintomas a ajuda de um geriatra é recomendada. Alguns desses sintomas são a perda ou alteração de memória, mudanças comportamentais, dificuldade ao realizar tarefas que antes eram facilmente executadas, quedas frequentes e também a perda de peso.

Para que devo consultar um geriatra?

É necessário se consultar para que você se oriente como envelhecer de uma maneira saudável. A importância é dada também para que se possa acompanhar o processo de envelhecimento e para que seja feito o acompanhamento de doenças.

Onde um geriatra atende?

Por tratar de pacientes idosos que por vezes tem dificuldades de locomoção, os médicos geriatras além de atenderem em consultórios também prestam seus serviços na residência do paciente, em hospitais e em lares de idosos.

Assim, com essa preocupação em relação ao envelhecimento é recomendado que haja todo um acompanhamento do indivíduo para que se possa envelhecer com conforto e saúde e que sejam assegurados ótimos anos de vida.