Blog

Síndrome do intestino irritável e outras patologias tratadas pelo proctologista

Síndrome do intestino irritável e outras patologias tratadas pelo proctologista

O proctologista é o especialista e profissional da saúde que diagnostica e trata as doenças do intestino delgado, intestino grosso, o reto e ânus. A síndrome do intestino irritável, por exemplo, está entre as patologias tratadas pelo proctologista.

A síndrome do intestino irritável é uma das mais conhecidas entre as patologias tratadas pelo proctologista, é uma doença crônica que afeta diretamente o intestino grosso - cólon -, e o tratamento pede um acompanhamento especializado de longo prazo.

Ainda não foi comprovado corretamente o que leva alguém a desenvolver essas patologias tratadas pelo proctologista, mas uma combinação de acontecimentos pode estar envolvida nesse processo, como a ingestão de alguns alimentos.

Alguns sintomas da síndrome do intestino irritável normalmente aparecem depois da ingestão de alimentos como frutas, chocolate, repolho, brócolis, álcool, bebidas gaseificadas e outros.

O estresse e hormônio também contribuem para o aparecimento desse tipo de patologias tratadas pelo proctologista, e os sintomas podem mudar de acordo com o paciente, além de serem muito parecidos com os sintomas de outras doenças, mas os que mais aparecem são gases, muco nas fezes, diarreia, sensação de inchaço e cólicas ou dor abdominal.

É necessário buscar ajuda de um protoctologista, porque, sem o tratamento correto essa síndrome pode causar problema muito graves para a saúde. Se você notar perda de peso involuntária, dor abdominal que cresce, sangramento retal ou desidratação grave é extremamente preciso que você procure por um atendimento emergencial.

Outras patologias tratadas pelo proctologista


Além da síndrome do intestino irritável, existem outras patologias tratadas pelo proctologista, como as patologias dos orifícios; tumores do intestino e do reto; fistulas e fissuras anais; pólipos e divertículos do cólon; doenças inflamatórias; hemorroidas; sangramentos; cistos pilonidais; retenção e incontinência fecal e outros. A hemorroida também é uma das patologias tratadas pelo proctologista muito conhecidas. O plexo hemorroidário está presente no ânus, canal retal e reto, e por isso deve ser tratado pelos proctologistas.

Quando diagnosticadas e tratadas corretamente, as hemorroidas evoluem bem, antes do tratamento as complicações que mais aparecem são a trombose venosa, o sangramento e o prolapso hemorroidário, que é quando a hemorroida torna-se externa e vai para fora do ânus.
Todas essas patologias tratadas pelo proctologista precisam do tratamento correto e orientado.

Como trabalha um proctologista?

Além dos exames clínicos tradicionais, para patologias tratadas pelo proctologista, esse profissional é também quem realiza o toque retal, que é processo em que o médico, devidamente preparado, examina o ânus do paciente para verificar as possíveis anormalidades presentes nas paredes do reto e do ânus.

Para essa mesma situação, o médico também pode usar um aparelho chamado retosigmoidoscópios ou o anuscópios.
O proctologista também realiza intervenções e exames através de videocolonoscopia, que é quando um tubo fino e altamente flexível é introduzido no intestino por meio do ânus, na extremidade no fio existe uma câmera que possui uma visão de todo o intestino, até mesmo a junção entre os intestinos grosso e delgado.

Muitas pessoas esquecem da importância de procurar corretamente o diagnóstico das patologias tratadas pelo proctologista e, devido à pouca informação a respeito, até fogem deles. Entretanto, isso não é necessário e nem recomendável a boa saúde intestinal.